Método de investigação capaz de caracterizar o perfil do subsolo, com suas diferentes camadas, nível freático (se houver) e algumas de suas propriedades, como a resistência. É realizado por meio da perfuração do solo através de trado ou de lavagem, com retirada de amostras e medida dos índices de resistência a penetração. É o ensaio padrão para dimensionamento de fundações. Realizamos sondagens por todo o estado de Alagoas e, sob condições especiais, em estados vizinhos.
Realizado da mesma forma que a sondagem SPT padrão porém, com medida da resistência lateral das camadas por meio da utilização de um torquímetro, possibilitando um dimensionamento mais preciso de estacas que trabalhem por atrito lateral, acarretando em maior segurança e economia na fundação.
Realizado em furos de sondagem à percussão, esse ensaio visa a determinação do coeficiente de permeabilidade do solo, ou seja, qual a vazão que o solo é capaz de absorver. Esse ensaio é mais comumente utilizado para dimensionamento de poços absorventes.
Com a planta de cargas da obra e o perfil geotécnico do subsolo, podemos dimensionar fundações procurando uma solução efetiva e econômica.
Realizamos diversos ensaios em obras de terra, dentre eles podemos citar o controle de compactação.
Conjunto de ensaios em concreto fresco e endurecido, para confirmação de sua qualidade. Em concreto fresco (ainda na obra) pode-se citar o ensaio de abatimento do tronco de cone (Slump), muito importante para a aceitação do lote de concreto. Por meio da verificação do abatimento é possível ter uma boa indicação das especificações do concreto, como por exemplo a trabalhabilidade e se o concreto está com mais água que o solicitado, o que pode indicar que o concreto não chegará a resistência esperada.
Para o concreto endurecido, destaca-se o ensaio de resistência a compressão, sendo esse o mais importante para a qualificação do concreto utilizado. Em geral, 4 corpos de prova são moldados por amostra e rompidos aos 7 e 28 dias. Os relatórios parciais e finais podem ser encontrados na Área do Cliente, localizado nesse site, e podem ser impressos a qualquer hora. Uma cópia assinada será enviada para o local de preferência do cliente.
Para esses ensaios, fornecemos o kit de slump (fixo na obra) e a quantidade de formas solicitadas pelo cliente. Realizamos na obra o treinamento para os responsáveis pela moldagem dos corpos de prova da obra e demais interessados.
Realizamos ensaios de prova de carga em placa sobre solo sob diversas condições. Esse ensaio é realizado por meio da aplicação de carga sobre placas circulares apoiadas no solo em questão e acompanhamento do recalque.
Para verificação da capacidade de carga de uma estaca existe o ensaio de prova de carga estática. Por meio da aplicação de carga sobre a estaca com o uso de um macaco hidráulico e um sistema de vigas de reação, é feito o acompanhamento dos recalques e fornecido o relatório com a curva carga x recalque. Podemos realizar o ensaio em todo o estado de alagoas e estados vizinhos.
Por ser um elemento de grande importância para a edificação, as estacas devem receber atenção especial em relação a sua qualidade. O ensaio de integridade de estacas (PIT) é especialmente adequado para isso pois, devido a seu baixo custo e praticidade, pode ser feito em todas as estacas do campo com um rendimento de até 100 estacas por dia de trabalho.
Defeitos podem surgir de diversas formas principalmente em estacas escavadas, que estão sujeitas a mais variáveis do que as estacas pré-moldadas. Esses podem variar desde deformações geométricas e heterogeneidade do conjunto, devido a mistura do concreto com outras substâncias (lama bentonítica por exemplo), até a falhas graves de concretagem com grandes vazios.
Por meio do ensaio podem ser detectadas variações na densidade, módulo de elasticidade e seções da estaca, evidenciando defeitos estruturais ou de execução.
Temos disponibilidade de realização deste ensaio em todo o nordeste.
Para obter concretos econômicos e eficientes para serem produzidos em obra, realizamos os estudos de dosagem de traços de concreto com os agregados, aditivos e cimento fornecidos pelo cliente.
Em algumas situações, se faz necessário uma indicação da resistência de concretos por meio de ensaios não destrutivos e é nesse contexto que o ensaio de Esclerometria se destaca, podendo obter rapidamente o resultado de diversas peças num único dia. Realizamos esse ensaio para todo o estado.
Um método não destrutivo de se avaliar a resistência e a homogeneidade de peças de concreto. Utilizando o equipamento que dispomos, é possível por meio da combinação da velocidade do ultra-som no concreto com os índices esclerométricos, obter resultados de resistência com um grau superior de confiabilidade, de maneira rápida e sem prejuízo para a peça.
Além da resistência a compressão, o ensaio é utilizado para determinar a homogeneidade de uma peça de concreto para verificar a qualidade da concretagem, aumentando a confiabilidade da obra.
Realizamos estudo de estabilidade de taludes para diversas situações.
Entre em contato conosco aqui.